Salário mínimo em Portugal

Atualmente, o salário mínimo em Portugal é de 557€. O valor é alterado anualmente, sempre no primeiro dia do ano, com excessão dos anos de 2011, 2012, 2013 e 2014, onde não houve aumento (nem diminuição), por causa da grave crise econômica e da recessão, que  assolou o país (assim como diversos países do mundo). Os salários em Portugal são um dos mais baixos de toda a Europa. Historicamente, o povo português recebe menos que os demais países do continente europeu.

Para muitos portugueses a entrada na União Europeia prejudicou muito o país, que antes tinha sua moeda (o Escudo Português) muito mais valorizada. Alguns portugueses, até ariscam defender a entrada na União Europeia e as facilidades de negociação entre os 19 países que aderiram a mesma moeda, o euro.

Apesar de existir um salário mínimo em Portugal, em grande parte das profissões é aplicado um “salário médio”. Os salários mínimos são aplicados em geral, em serviços como de limpeza, atendentes de loja, empregados de restaurantes e etc.

O atual governo português tem como meta que o salário mínimo em Portugal chegue aos 600€ até o ano de 2019.

Fonte: Site do Governo Português

Facebook